Clube da Luta — Chuck Palahniuk

clube da luta
Precisamos falar sobre o Clube da Luta

Publicado inicalmente em 1996, foi o primeiro livro da carreira de Chuck Palahniuk. O livro é narrado pelo personagem principal (sem nome), que é um cara certinho, tem um emprego que ele não gosta muito, tem uma vida miserável e sofre de insônia. Ele encontra seu lugar seguro em grupos de apoio a pessoas com doenças degenerativas.

É fácil chorar quando você percebe que todos que ama o rejeitarão ou morrerão. (p. 16)

Quando ele participa dos grupos de apoio, ele consegue dormir, então ele passa a frequentar diariamente todos os tipos de grupo. Quando ele percebe a presença de uma mulher, Marla Singer, que aparece num grupo de apoio ao câncer de testiculo, ele a julga como impostora, volta a ter insônia novamente e coloca a culpa toda nela. Ele então resolver dividir os grupos com ela, pois um se sente incomodado com a presença do outro.

Insônia é apenas um sintoma de algo maior – meu médico falou. – Descubra o que está errado de verdade, ouça seu corpo. (p. 18)

Um certo dia ele conhece um cara que é totalmente o oposto dele, Tyler Durden, e que o convence a fazer coisas que ele nunca se imaginaria fazendo. A primeira delas é participar de um clube de luta. Ele se sente tão bem, tão vivo, e para de frequentar os grupos de apoio, pois já consegue dormir apenas participando do clube da luta. A principio, o clube da luta se resumia a ele e Tyler, trocando socos em estacionamentos de bares. Depois de um tempo o grupo vai crescendo, e o mais importante: ali todos eram iguais, apenas homens querendo extravasar, esquecer suas frustrações, preocupações e fracassos.

O clube cresce tanto em tamanho como muda um pouco o seu propósito também. Enquanto as pessoas estão entrando para o clube simplesmente para lutar, outras sendo recrutadas para executar o plano de Tyler. Quando o protagonista descobre qual o plano, tenta impedir a qualque custo, mas é impedido por pessoas que foram recrutadas por Tyler, pois ele conseguiu prever tudo que o protagonista iria fazer para impedi-lo.

Nada é estático. Tudo está desmoronando. (p. 135)

Clube da Luta é o livro mais conhecido de Chuck Palahniuk, e deu origem ao filme homônimo em 1999, com direção David Fincher, e Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham no elenco. O filme não foi sucesso de bilheteria e teve muitas opiniões divergentes. Apenas quando saiu em DVD que se tornou um sucesso. Clube da Luta te faz refletir bastante, principalmente quando Tyler fala sobre comprar coisas que não precisamos, fora alguns questionamentos sociais e filosóficos. Ah, vale muito ler as teorias sobre o filme/livro, além das curiosidades. Recomendo muito o filme e o livro, não necessariamente nessa ordem (o final do livro é diferente do final do filme).

fight-club.gif
Where’s my mind?

Acompanhe o Clube nas redes sociais:
Facebook ❖ Instagram ❖ Twitter ❖ Skoob

Ficha técnica

Clube da Luta — Chuck Palahniuk
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 272
Editora: LeYa
ISBN: 9788580444490

Onde Comprar: BuscaPé

Skoob: adicione na estante

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s