Trash – Andy Mulligan

trash

Trash vai contar a aventura de três garotos, e como a vida deles mudou só pelos simples fato deles terem achado algo importante enquanto reviravam o lixo. Raphael, Gardo e Jun-Jun (apelidado carinhosamente de Rato) vivem num lixão, chamado Behala, de uma cidade fictícia de um país subdesenvolvido, sem nome revelado.

Tudo começa quando Raphael e Gardo acham uma bolsa com um mapa, uma carta e dinheiro dentro. O primeiro instinto foi de guardar sem contar nada pra ninguém. Pouco tempo depois aparece a polícia, perguntando se alguém achou uma bolsa, e que o conteúdo daquela bolsa iria ajudar a solucionar um crime horrível. Até ofereceram dinheiro pra quem encontrasse a bolsa. Os garotos desconfiaram e decidiram não entregar a bolsa pra polícia. Foram até a Escola Missionária e pesquisaram o nome que tava escrito na carta, José Angelico, e perceberam que o conteúdo da bolsa era mais valioso do que os policiais haviam informado. A partir daí, eles vão solucionar o mistério do senhor José Angelico. Devo parar por aqui, para não cometer o crime de soltar algum spoiler.

A história é narrada em primeira pessoa, através de diversos pontos de vista. E isso é graficamente representado no livro, através de diferentes tipografias, existe uma pra cada pessoa que conta a história. Não só isso, mas a formatação também é diferente. Um trabalho gráfico impecável da editora Cosac Naify.

As reflexões que o livro nos propõe são bem importantes e atuais. Crítica aos gorvernos corruptos, diferença sociais, indiferença do governo em relação as classes desfavorecidas, a condição precária em que alguma pessoas vivem, a necessidade de educação. Vale muito a leitura.

trash-filme

O livro foi adaptado para o cinema, com o título: Trash – A esperança vem do lixo. A direção é de Stephan Daldry, e conta com os atores: Wagner Moura, Selton Mello e André Ramiro. O filme se passa no Rio de Janeiro.

Ficha Técnica

Trash – Andy Mulligan
ISBN: 9788540502857
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 224
Editora: Cosac Naify

Onde comprar: BuscaPé
Skoob: adicione na estante


Deixe um comentário